Educast lança novo Editor de Vídeo HTML5

O serviço Educast acaba de lançar a versão beta do novo Editor de Vídeo HTML5, que passa a utilizar tecnologias web standard (HTML5, CSS, JavaScript) e substitui assim a versão anterior desenvolvida em Flash, tecnologia que deixará de ser suportada pelos principais browsers até ao final de dezembro de 2020.

Com o lançamento do editor de vídeo passamos a suportar a edição de vídeos diretamente no seu browser, sem necessidade de instalação de software proprietário. Esta solução oferece um conjunto de novas funcionalidades num ambiente gráfico mais flexível e intuitivo.

GUI_EditorHTML5_Educast

Funcionalidades Editor Educast HTML5 

  • Utilização de tecnologias web standard (HTML5, CSS e JavaScript)
  • Novo layout de apresentação dos conteúdos
  • Personalização de metadados (título, subtítulo, apresentador, data, local)
  • Edição de vídeos com uma ou duas fontes em simultâneo (vídeo e slides)
  • Criação de capítulos para os momentos chave da apresentação
  • Personalização do branding (imagem de cabeçalho, imagem de capa)
  • Personalização dos conteúdos em quatro tabs distintos (metadados, edição, capítulos e branding)

O arranque do desenvolvimento do Editor de Vídeo HTML5 contou com a colaboração de um grupo de alunos do mestrado de Sistemas de Informação do Instituto Politécnico de Bragança. Estes trabalhos foram realizados ao abrigo de uma parceria com a instituição e enquadrados na avaliação curricular das disciplinas de “desenvolvimento de aplicações multimédia” e “arquitetura de sistemas de informação”. A conclusão dos trabalhos e sua implementação e integração final no serviço foi realizada internamente pela equipa da FCCN.

O vosso feedback é muito importante nesta fase inicial. Qualquer dificuldade de utilização ou sugestão de melhoria, deverá ser reportada para o nosso e-mail de suporte: suporte-educast@fccn.pt

Nota:
Todos os vídeos exportados depois de Abril de 2018 já apresentam o novo formato de streaming HTML5 disponível. Os vídeos produzidos em datas anteriores apenas apresentam o formato Flash, pelo que terão de ser exportados novamente.

A equipa Educast deseja a todos a continuação de boas gravações