O serviço Educast acaba de lançar a versão beta do novo Player HTML5, que permite uma melhor experiência de visualização dos vídeos presentes na plataforma, tanto através de desktop como dispositivos móveis. Este novo player passa a utilizar tecnologias web standard (HTML5, CSS e JavaScript) e vem substituir o anterior desenvolvido em Flash, assim como, trazer um conjunto de novas funcionalidades para a comunidade académica portuguesa.
O novo formato de streaming (HTML5) apresenta um layout mais moderno e responsivo, que permite a visualização de múltiplas fontes de vídeo (vídeo e slides), provenientes da gravação de vídeos educativos. À semelhança do player anterior, os conteúdos são apresentados lado a lado e podem ser visualizados com recurso a múltiplos layouts de apresentação.
Funcionalidades Player Educast HTML5
- Tecnologias web standard (HTML5, CSS e JavaScript)
- Layout modular com um “look” mais moderno e arrojado
- Maior destaque à visualização dos capítulos
- Acesso direto a três layouts de visualização
- Design responsivo para dispositivos móveis (desktop, smartphones e tablets)
- Melhorias na apresentação dos metadados (título, subtítulo, nome do autor, data de publicação, licença creative commons, etc)
- Secção de hiperlinks diretos para o Portal Educast (canal educast, área científica, instituição)
- Possibilidade de download dos vídeos no formato desktop
- Facilidade de partilha dos conteúdos (redes sociais, e-mail)
- Novo player “embed” para facilitar a inclusão dos vídeos em sites web
Layout do novo Player HTML5
Ver vídeo demonstrativo do novo Player HTML5.
O Player Educast HTML5 já se encontra disponível para toda a comunidade utilizadora. O vosso feedback é muito importante nesta fase inicial. Qualquer dificuldade de utilização ou sugestão de melhoria, deverá ser reportada para o nosso e-mail de suporte: suporte-educast@fccn.pt
Nota:
Todos os vídeos exportados depois de Abril de 2018 já apresentam o novo formato de streaming HTML5 disponível. Os vídeos produzidos em datas anteriores apenas apresentam o formato Flash, pelo que terão de ser exportados novamente.
A equipa Educast deseja a todos a continuação de boas gravações e visualizações com o novo Player Educast.