Author Archives: Nelson Dias
Novo Educast Recorder
A FCT|FCCN lança oficialmente o novo Educast Recorder nas Jornadas FCCN 2022. A aplicação encontra-se disponível para download e é compatível com sistemas operativos windows e mac. O software permite a gravação simples e intuitiva de conteúdos educativos, possibilitando a captura de duas fontes síncronas em simultâneo (vídeo, áudio e dados).
O software desenvolvido pela equipa da FCT|FCCN é dedicado à gravação de vídeos educativos na forma de aulas, eventos, tutoriais, workshops. Posteriormente, os vídeos podem ser enviados para o gestor de conteúdos onde ficam disponíveis para edição via editor de vídeo online. No editor de vídeo os utilizadores conseguem personalizar os metadados, adicionar uma descrição aos vídeos, personalizar a imagem de capa, banner, vídeo pre-roll e criar capítulos para momentos chave da sua apresentação.
No final os vídeos podem ser facilmente partilhados em múltiplos formatos (streaming, desktop e mobile) nas redes sociais, via e-mail, sites web ou integrados em ambientes virtuais de aprendizagem (moodle, blackboard, sakai, nau, entre outros).
Funcionalidades:
- Autenticação Federada RCTSaai
- Gravação de vídeos educativos
- Gravação de áudio, vídeo e dados
- Captura de duas fontes de vídeo e dados síncronas
- Captura de webcam (integrada e USB)
- Captura de ambiente de trabalho do computador
- Captura de janelas e aplicativos (ex: Powerpoint, browsers, etc)
- Compatível com placas de captura de vídeo externas
- Compatível com microfones (integrados, USB)
- Integração direta com o gestor de conteúdos
- Compatível com sistemas operativos windows e mac
O serviço não tem qualquer tipo de custos para a comunidade RCTS (Rede Ciência Tecnologia e Sociedade). Faça já o download e comece hoje a gravar as suas aulas com o Educast Recorder.
Requisitos mínimos Hardware:
Computador com processador i5 /i7 ou superior
Memória RAM: 8GB ou superior
10GB de espaço livre em disco
Espaço ocupado em disco por gravação com duas fontes (vídeo e dados):
HD (1280×720): 6GB por hora
Educast lança novo Editor de Vídeo HTML5
O serviço Educast acaba de lançar a versão beta do novo Editor de Vídeo HTML5, que passa a utilizar tecnologias web standard (HTML5, CSS, JavaScript) e substitui assim a versão anterior desenvolvida em Flash, tecnologia que deixará de ser suportada pelos principais browsers até ao final de dezembro de 2020.
Com o lançamento do editor de vídeo passamos a suportar a edição de vídeos diretamente no seu browser, sem necessidade de instalação de software proprietário. Esta solução oferece um conjunto de novas funcionalidades num ambiente gráfico mais flexível e intuitivo.
Funcionalidades Editor Educast HTML5
- Utilização de tecnologias web standard (HTML5, CSS e JavaScript)
- Novo layout de apresentação dos conteúdos
- Personalização de metadados (título, subtítulo, apresentador, data, local)
- Edição de vídeos com uma ou duas fontes em simultâneo (vídeo e slides)
- Criação de capítulos para os momentos chave da apresentação
- Personalização do branding (imagem de cabeçalho, imagem de capa)
- Personalização dos conteúdos em quatro tabs distintos (metadados, edição, capítulos e branding)
O arranque do desenvolvimento do Editor de Vídeo HTML5 contou com a colaboração de um grupo de alunos do mestrado de Sistemas de Informação do Instituto Politécnico de Bragança. Estes trabalhos foram realizados ao abrigo de uma parceria com a instituição e enquadrados na avaliação curricular das disciplinas de “desenvolvimento de aplicações multimédia” e “arquitetura de sistemas de informação”. A conclusão dos trabalhos e sua implementação e integração final no serviço foi realizada internamente pela equipa da FCCN.
O vosso feedback é muito importante nesta fase inicial. Qualquer dificuldade de utilização ou sugestão de melhoria, deverá ser reportada para o nosso e-mail de suporte: suporte-educast@fccn.pt
Nota:
Todos os vídeos exportados depois de Abril de 2018 já apresentam o novo formato de streaming HTML5 disponível. Os vídeos produzidos em datas anteriores apenas apresentam o formato Flash, pelo que terão de ser exportados novamente.
A equipa Educast deseja a todos a continuação de boas gravações
Educast lança novo Player HTML5
O serviço Educast acaba de lançar a versão beta do novo Player HTML5, que permite uma melhor experiência de visualização dos vídeos presentes na plataforma, tanto através de desktop como dispositivos móveis. Este novo player passa a utilizar tecnologias web standard (HTML5, CSS e JavaScript) e vem substituir o anterior desenvolvido em Flash, assim como, trazer um conjunto de novas funcionalidades para a comunidade académica portuguesa.
O novo formato de streaming (HTML5) apresenta um layout mais moderno e responsivo, que permite a visualização de múltiplas fontes de vídeo (vídeo e slides), provenientes da gravação de vídeos educativos. À semelhança do player anterior, os conteúdos são apresentados lado a lado e podem ser visualizados com recurso a múltiplos layouts de apresentação.
Funcionalidades Player Educast HTML5
- Tecnologias web standard (HTML5, CSS e JavaScript)
- Layout modular com um “look” mais moderno e arrojado
- Maior destaque à visualização dos capítulos
- Acesso direto a três layouts de visualização
- Design responsivo para dispositivos móveis (desktop, smartphones e tablets)
- Melhorias na apresentação dos metadados (título, subtítulo, nome do autor, data de publicação, licença creative commons, etc)
- Secção de hiperlinks diretos para o Portal Educast (canal educast, área científica, instituição)
- Possibilidade de download dos vídeos no formato desktop
- Facilidade de partilha dos conteúdos (redes sociais, e-mail)
- Novo player “embed” para facilitar a inclusão dos vídeos em sites web
Layout do novo Player HTML5
Ver vídeo demonstrativo do novo Player HTML5.
O Player Educast HTML5 já se encontra disponível para toda a comunidade utilizadora. O vosso feedback é muito importante nesta fase inicial. Qualquer dificuldade de utilização ou sugestão de melhoria, deverá ser reportada para o nosso e-mail de suporte: suporte-educast@fccn.pt
Nota:
Todos os vídeos exportados depois de Abril de 2018 já apresentam o novo formato de streaming HTML5 disponível. Os vídeos produzidos em datas anteriores apenas apresentam o formato Flash, pelo que terão de ser exportados novamente.
A equipa Educast deseja a todos a continuação de boas gravações e visualizações com o novo Player Educast.
Votos de um Feliz Natal
Roadshow Educast 2016
No sentido de promover os seus serviços audiovisuais e multimédia, a FCT|FCCN irá realizar este ano uma série de formações a nível nacional, em particular acerca dos seus serviços de suporte à produção de conteúdos educativos multimédia. Neste sentido, gostaria de saber quais são as instituições interessadas em receber formação na plataforma Educast.
O Educast é um serviço dedicado à produção de conteúdos multimédia, que permite gravar, editar e publicar conteúdos educativos de uma forma fácil, simples e eficaz. Permitindo a gravação síncrona de áudio, vídeo e slides, e a sua posterior publicação em múltiplos formatos para a web e dispositivos móveis.
O Educast irá fazer uma série de formações pelo país dirigidas à comunidade académica e científica portuguesa. O objetivo destas formações são incentivar a utilização do serviço nas instituições já aderentes ao serviço, assim como, às que se encontram interessadas em aderir à plataforma.
Estas formações serão dirigidas aos administradores, gestores de e-learning e ensino a distância, equipas técnicas audiovisuais, entre outras pessoas com cargos de decisão nas instituições de ensino superior portuguesas, que pretendam aderir e promover a utilização do Educast nas suas instituições.
Preencha o seguinte formulário, caso esteja interessado em acolher uma formação Educast na sua instituição.
URL: https://goo.gl/forms/waEKloUYDLtvGu483
Saber mais sobre o Educast:
https://educast.fccn.pt/
http://portal.educast.fccn.pt/
http://help.educast.fccn.pt/
Novidades Educast para 2016
O Educast apresentou uma série de novidades no serviço durante as Jornadas FCCN, que decorreram de 6 a 8 de Abril, na Universidade do Algarve. Entre as várias novidades anunciadas este ano, destacam-se o novo rebranding do serviço, a nova presença online e o novo recorder para Windows, o Easy2rec.
Rebranding
O novo rebranding do Educast teve como principal objetivo a renovação da sua identidade corporativa, optando assim por um design mais simples e moderno, que visa acompanhar as mais recentes tendências estéticas da atualidade.
Na sequência do rebranding, o Educast@fccn encurtou o seu nome para Educast, tornando assim o serviço mais fácil de pronunciar e mais simples de memorizar pela sua comunidade utilizadora.
O Educast aumentou ainda a sua palete de cores, acrescentando agora à sua gama de cores os tons azuis, que transmitem calma, tranquilidade, confiança e serenidade. O Educast também alterou a sua tipografia, passando a utilizar uma nova webfont, que vai ao encontro da sua nova identidade e facilita uma maior coerência gráfica e estética ao longo dos seus diferentes canais de comunicação.
Presença online
O Educast redefiniu toda a sua presença online. Neste momento, o serviço pode ser acedido através de uma nova landing page, que depois encaminha os utilizadores para três websites distintos:
- O Gestor (administração e gestão de conteúdos educativos)
- O Portal (pesquisa de conteúdos educativos produzidos pela comunidade RCTS)
- A Ajuda (informações genéricas acerca do serviço Educast)
O Gestor
O Gestor de conteúdos é o local onde os utilizadores (professores, equipas técnicas e alunos), podem gerir todos os conteúdos educativos presentes na plataforma, provenientes de gravações de aulas, eventos institucionais, seminários e workshops.
O Gestor de conteúdos permite um fácil acesso aos conteúdos criados na plataforma. Aqui é possível aceder aos conteúdos didáticos, definir as suas licenças de utilização, editar os vídeos educativos, associar os metadados, aceder a estatísticas de visualização, obter links para a partilha e disseminação dos conteúdos em sites institucionais, web 2.0, plataformas de e-learning e Learning Management Systems (Moodle, Sakai e Blackboard).
Saber mais:
https://educast.fccn.pt
O Portal
O Portal Educast permite a pesquisa de conteúdos educativos multimédia em várias áreas do conhecimento, facilitando assim o acesso aos conteúdos criados pelas instituições ligadas à RCTS (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade) e aderentes ao serviço Educast.
O Portal Educast pretende desta forma abrir o acesso ao conhecimento académico e científico em formato audiovisual e multimédia, seguindo de perto os mais recentes movimentos de acesso livre a recursos educativos abertos.
Através do portal Educast, os utilizadores têm a capacidade de pesquisar por conteúdos do seu interesse nas seguintes áreas do conhecimento: Artes e Cultura, Negócios, Educação, Saúde, Humanidades, Interdisciplinar, Matemática e Ciências Naturais, Ciências Sociais e Tecnologias, Direito e Ciências Aplicadas.
Todos os conteúdos disponíveis no portal foram produzidos e submetidos através da plataforma Educast, e encontram-se disponíveis para consulta sem custos associados, para toda a comunidade RCTS e público em geral.
Este portal visa criar desta forma uma comunidade aberta e colaborativa, que possa tirar partido dos seus pares e do conhecimento criado à escala nacional por professores, investigadores e alunos.
A reutilização e partilha destes conteúdos educativos, não só contribui para um país mais rico em termos culturais e intelectuais, como também reduz os custos na produção e readaptação de conteúdos educativos em diferentes contextos de ensino e aprendizagem.
Saber mais:
http://portal.educast.fccn.pt/
Creative Commons
Todos os conteúdos apresentados no portal Educast estão disponíveis para consulta e reutilização mediante a utilização de licenças Creative Commons 4.0 (CC). Permitindo assim aos utilizadores, a facilidade de copiar, distribuir, editar e remixar conteúdos digitais, respeitando sempre os seus criadores/autores originais e as licenças CC associadas a esses mesmos conteúdos.
Saber mais:
http://creativecommons.org/licenses/?lang=pt_PT
A Ajuda
O site de ajuda contem informações genéricas acerca do serviço Educast. Neste espaço é possível saber mais sobre o serviço, novidades, boas práticas, condições de uso e adesão, publicações científicas, contactos das equipas técnicas a nível nacional, elementos promocionais, equipamento compatível, software e hardware, entre outro tipo de informações úteis para o processo de criação de conteúdos educativos na plataforma.
Saber mais:
http://ajuda.educast.fccn.pt/
Easy2rec
A FCT|FCCN estabeleceu ainda uma parceria estratégica com a empresa nacional Easy2rec, no sentido de fornecer uma solução dedicada à gravação de conteúdos culturais e educativos em ambiente Windows.
O Easy2rec consiste num recorder para Windows compatível com o Educast, que permite a gravação de conteúdos educativos provenientes de aulas e outros eventos institucionais. O software permite gravar em simultâneo e de forma síncrona várias fontes: áudio, vídeo, slides, captura de ecrã, quadro branco, imagens, PDFs, browser, entre outras funcionalidades.
O software encontra-se disponível para download no site de ajuda, sem qualquer tipo de custos associados para a comunidade RCTS.
Saber mais:
http://help.educast.fccn.pt/?p=1075
http://www.easy2rec.com/
Continuação de boas gravações.
Nelson Dias
Novo Educast Recorder para Windows
A FCT|FCCN estabeleceu uma parceria estratégica com a empresa nacional Easy2rec, no sentido de fornecer uma solução dedicada à gravação de conteúdos culturais e educativos em ambiente Windows. Após vários anos a suportar a gravação exclusivamente em sistemas operativos Mac OS, o Educast passa agora a suportar também a gravação de conteúdos em Windows.
O Easy2rec Recorder está disponível gratuitamente para as instituições aderentes ao Educast, pertencentes à comunidade RCTS (Rede Ciência Tecnologia e Sociedade), através do mecanismo de autenticação federada RCTSaai.
Funcionalidades do Recorder Easy2rec:
- Gravação síncrona de conteúdos de áudio, vídeo e dados
- Gravação em HD (alta definição)
- Compatibilidade com webcams convencionais
- Possibilidade de utilização de hardware externo (Epiphan, Blackmagic)
- Configuração do nível de compressão dos conteúdos capturados
- Personalização da área de conteúdos de dados a capturar
- Área de conteúdos de dados a capturar: PPT, PDF, Browser, Imagem, Vídeo, Quadro Branco, Ambiente de Trabalho, Janela Externa
Já se encontra disponível para download o manual com o procedimento que deve ser seguido durante a configuração do Easy2rec, nas instituições aderentes ao serviço Educast.
Faça aqui o Download da versão do Easy2rec Recorder.
Para saber mais informações acerca do Easy2rec: http://www.easy2rec.com/
Nota:
Antes de instalar o novo Recorder para windows, solicite ao departamento de informática da sua instituição para proceder à configuração do Recorder do Educast no Fornecedor de Identidade da sua instituição. Saber mais
Qualquer outra questão ou dúvida acerca do serviço deve ser encaminhada para o nosso email de suporte: suporte-educast@fccn.pt
Continuação de boas gravações, agora também em Windows.
Conclusão da manutenção na plataforma
A manutenção da plataforma Educast@fccn foi concluída com sucesso. Após 15 dias de interregno o serviço encontra-se de novo operacional, pelo que podem retomar as vossas atividades regulares de produção de conteúdos.
A manutenção culminou com um novo mecanismo de processamento e transcodificação dos vídeos na plataforma com base no FFmpeg. Esta mudança veio permitir não só uma redução dos erros ao nível do processamento de vídeos, assim como, uma maior compatibilidade com vários formatos de vídeo digitais, principalmente na importação de vídeos externos via interface web.
Lista de formatos compatíveis na importação de conteúdos via interface Web :
- Mov
- Mpg
- M4v
- Mp4
- Mkv
- Avi
- Flv
- Mp3
- Wav
Decidimos ainda aumentar a taxa de bit rate dos vídeos processados, que passaram a ter valores compreendidos entre os 1,000 kbit/s e 1,500 kbit/s, o que possibilitou um aumento notório na qualidade dos conteúdos exportados pela plataforma. A melhoria da qualidade de imagem torna-se bastante mais evidente quando falamos de conteúdos produzidos em alta definição (HD) e submetidos via interface web.
Os conteúdos exportados pela plataforma passaram por sua vez a ser compatíveis com um maior número de players (Quicktime, VLC, Windows Media Player, entre outros). A visualização dos formatos Quicktime (dual screen) e iPod passou a ser compatível com dispositivos Android e iOS.
Foram elaborados testes com os diferentes Recorders (2,3 e 4) e sistemas operativos Apple, garantindo a compatibilidade com os equipamentos utilizados pelas várias instituições aderentes à plataforma.
Solicito a vossa colaboração nesta fase inicial com o vosso feedback caso tenham qualquer tipo de dificuldade ou problema durante a produção de conteúdos educativos na plataforma.
Qualquer outra observação, dúvida ou informação deve ser reportada para o nosso e-mail de suporte ao serviço: suporte-educast@fccn.pt.
Continuação de boas gravações.
Equipa Educast@fccn
Manutenção da plataforma Educast@fccn
A plataforma Educast@fccn vai entrar num período de manutenção que terá a duração de 15 dias (25 de fevereiro a 11 de março). Durante este período não será possível submeter, nem processar vídeos na plataforma.
O processo de gravações através do Educast Recorder pode continuar a ser elaborado como habitualmente, solicitamos apenas que os conteúdos criados não sejam submetidos para a plataforma durante esta fase, pois não serão processados.
Esta manutenção tem o objetivo de estabilizar o processamento de vídeos na plataforma, a fim de melhorar a performance do serviço para toda a comunidade utilizadora a nível nacional.
Agradecemos a vossa compreensão.
Em nome da equipa Educast@fccn desejo a continuação de boas gravações.