Sobre

O Educast é um serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos lectivos (aulas). O sistema central garante o pós-processamento necessário para que estes fiquem disponíveis aos alunos através da Internet. Este serviço resulta de uma parceria entre a FCT|FCCN e a sua homologa Suiça, Switch.

O Educast surge depois de 5 anos de desenvolvimento da Switch na criação de uma solução completa focada na gravação de aulas e eventos de teor cultural e didáctico. Esta solução é composta por um repositório central de armazenamento e processamento de vídeos, plataforma de edição de conteúdos online e o software de gravação (Educast Recorder).

Esta plataforma permite: gravação de aulas; upload para o servidor central; edição e sua posterior publicação; integração em sistemas de e-learning; portais e sites das Instituições de Ensino Superior.

Os vídeos finais ficam disponíveis online ou por download para pc’s e dispositivos móveis em três tipos de formatos: Streaming, Desktop e Mobile.

Após um período de testes de um ano na plataforma com resultados satisfatórios, a FCT|FCCN conseguiu criar uma parceria com a Switch que permitiu trazer toda esta plataforma (Switchcast) e o seu código fonte para Portugal.

A instalação e adaptação da plataforma à realidade nacional decorreu em Agosto de 2010, durante um período de 6 meses foi ainda implementado um projecto piloto com duas instituições, a Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto.

O serviço entrou em produção em 2010, e encontra-se disponível para a todas as instituições pertencentes à RCTS (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade).