Como eliminar um ruído do sinal de áudio

Sempre que se encontra a preparar uma gravação num local desconhecido, pode ser surpreendido com uma má qualidade do áudio, que resulta num zumbido estático incomodativo ao ouvido humano.

Normalmente esta situação ocorre quando se encontra a utilizar equipamento de gravação móvel. O problema poderá ser relacionado com a instalação eléctrica da sala ou dos equipamentos electrónicos que está a utilizar (computador, sistema HiFi, etc).

Os problemas relacionados com o áudio são normalmente complicados de diagnosticar, devido aos vários componentes utilizados durante uma gravação.

Existem algumas precauções que pode tomar de forma a solucionar este tipo de problemas:

  • Regular o áudio de saída do seu sistema HiFi
  • Regular o áudio de entrada na sua câmara de vídeo ou no computador onde está a correr o Educast Recorder.
  • Ligar todos os equipamentos relativos à gravação na mesma fonte de alimentação do auditório.
  • Evitar a utilização de múltiplas tomadas de alimentação.

A segunda medida recomendada é a utilização de uma DI-Box activa no seu setup de gravação. Estes equipamentos são utilizados para reduzir o ruído no áudio. A sua principal função é resolver os loops de terra, entre a entrada e saída do sinal de áudio.

BSS-AR133-Active-DI-Box
BSS AR 133 DI-box active

Neste caso deve utilizar as seguintes definições na sua câmara:

  • Activar os 48V de Phantom Power
  • Configurar a entrada da sua câmara com nível de microfone

Seguidamente deve conectar a saída do seu sistema HiFi à entrada da sua DI-Box, através de um cabo XLR e ligar a saída da DI-Box  à sua câmara ou ao seu computador, através de um cabo XLR ou RCA.

Como foi referido anteriormente, a causa deste tipo de problemas não é simples de diagnosticar e por vezes a utilização de uma DI-Box poderá não solucionar o problema. De qualquer forma este equipamento é bastante útil e resolve a maioria dos problemas associados ao ruído no áudio, pelo que deve fazer parte do seu conjunto audiovisual.

Caso precise de mais esclarecimentos acerca deste assunto, não hesite em contactar o nosso serviço de suporte: suporte-educast@fccn.pt