Sobre os cabos de áudio

XLR

xlr

O interface XLR é usado principalmente em equipamentos profissionais e oferece uma melhor qualidade de transferência de áudio. Este método cancela a maioria dos efeitos de interferência electromagnética, sendo assim, o mais adequado para longas distâncias.

Recomendação: Utilize cabos XLR sempre que possível. Os cabos têm tipicamente uma ficha macho numa extremidade e uma ficha fêmea na outra extremidade. No entanto, existem diferentes combinações disponíveis no mercado. Certifique-se que compra os cabos certos para o seu ambiente de gravação.

RCA

RCA

O interface RCA Jack é normalmente utilizado tanto em dispositivos de consumo como semi-profissionais. Os dois cabos mono, juntos, fornecem um sinal estéreo:

  • Red – canal de áudio direito
  • White – canal de áudio esquerdo (por vezes, também cinza ou preto)

Alguns destes cabos possuem conectores RCA em uma das extremidades e Jack ou Mini Jack na outra extremidade.

JACK

jack

O interface Jack é o equivalente do RCA, normalmente utilizado em instrumentos musicais (Guitarras, sintetizadores, microfones, etc).

Esteja ciente que existem conectores com apenas um anel isolante preto, que são utilizados para sinais mono. Existem ainda conectores com dois anéis isolantes pretos, que permitem transmitir som estéreo através do mesmo cabo.

MINI JACK

mini_jack

O interface Mini Jack é normalmente utilizado ​​em dispositivos de consumo, como leitores de áudio portáteis, telemóveis e computadores portáteis (Ex: MacBooks).

Caso não tenha a possibilidade de enviar o áudio do seu sistema HiFi para a câmara de vídeo, para depois proceder à sua captura via firewire no Educast Recorder, pode sempre utilizar o conector Mini Jack.

Existem no mercado alguns conversores que podem ser utilizados na conversão de vários tipos de sinais de áudio. Em baixo encontra-se presente um modelo que pode ser usado para esta função, o ART DTI.

ADAPTADORES

Adaptadores

Caso o seu cabo seja muito curto, pode sempre utilizar um adaptador ou extensão para o aumentar. Tenha sempre em atenção que os seus cabos devem ser tão curtos quanto possível.

Existem no mercado uma serie de adaptadores, conectores e cabos adaptadores para conversão de diferentes tipos de sinais: RCA, Jack e Mini Jack.

CONVERSOR DE ÁUDIO

A cobertura de eventos e aulas requer alguma flexibilidade no material utilizado, de forma a adaptar-se às várias realidades de produção de conteúdos. Em muitos casos é necessário ser flexível e suportar muitas combinações das tecnologias acima mencionadas.

Recomendamos que junte ao seu material básico um conversor de áudio genérico. Como pode ver na imagem abaixo, o conversor permite a mistura de diferentes tipos de cabos de áudio.

Exemplo: No sistema HiFi do auditório só tem a possibilidade de inserir um cabo XLR e na outra extremidade (Mac), só pode inserir um Mini Jack. Neste caso, conecte o cabo XLR na entrada do conversor (IN) e na saída do conversor (OUT), insira um cabo RCA para Mini Jack na entrada do seu computador.

Conversor de áudio
ART DTI Dual Transformer/Isolator